• ARTICLES
• A ação dos modalizadores em textos prescritivos, Priscila Lopes Viana
• A construção do significado inferencial sob o prisma da interface Semântica/Pragmática, Aline Aver Vanin
• A interação entre crenças e motivação no processo ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, Marcela Ortiz Pagoto de Souza
• A questão da significação na língua para Benveniste e para Bakhtin: é possível uma aproximação?, Vera Lúcia Pires & Ana Beatriz Ferreira Dias
• A repetição e a construção de sentidos em textos de alunos do Ensino Fundamental, Gilton Sampaio de Souza, José Cezinaldo Rocha Bessa & Crígina Cibelle Pereira
• Análise da Conversa: uma breve introdução, Caroline Rodrigues da Silva, Daniela Negraes P. Andrade & Ana Cristina Ostermann
• As condições de produção dos gêneros textuais em livros didáticos do Ensino Médio, Fernanda Pizarro de Magalhães
• Atividades de escrita em língua inglesa em contextos de ensino diferenciados, Pricila Gaffuri & Renilson José Menegassi
• Construção enunciativa de referentes, Cassiano Ricardo Haag & Marlene Teixeira
• Crisis del campo y teorías de la argumentación: cuando la lógica no responde, Leticia Rolando & Bertha Zamudio
• Democracia: sentidos possíveis em distintas concepções teóricas, Cândida de Oliveira & Ercília Ana Cazarin
• Estratégias gramaticalizadas de interação na fala e na escrita: marcadores discursivos revisitados, Raquel Meister Ko. Freitag
• Grammatical perspectives on code-switching, Samira Abdel Jalil
• Interacionismo instrumental: o gênero como ferramenta mediadora do ensino da língua, Eliana Merlin Deganutti de Barros
• Interação e linguagem: notas sobre a fala de idosos em situações comunicativas, Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Kátia Fernandes Bernardo & Tauana Nunes Paixão
• Investigando a linguagem e a interação na ferramenta portfólio em um curso a distância, Doris de Almeida Soares
• O discurso oral infantil e o papel da interação: considerações sobre atenção conjunta, natureza perspectiva do símbolo linguístico e imitação com inversão de papeis, Neilson Alves de Medeiros
• O gênero textual artigo de opinião: um meio de interação, Odete Maria Benetti Boff, Vanilda Salton Köche & Adiane Fogali Marinello
• Quando entretenimento e política se encaixam: enquadres e estruturas de participação no talk show, Liana de Andrade Biar & Liliana Cabral Bastos
• Teoria versus prática: polêmica na interação professor-aluno durante a execução de uma tarefa, Anselmo Pereira de Lima
• Um caso de polícia: a representação dos discursos no noticiário policial de dois jornais impressos brasileiros, à luz da Linguística de Corpus e da Análise Crítica do Discurso, Izabella dos Santos Martins
• Um olhar sobre o tu na interação pela linguagem, Elenice Maria Larroza Andersen
• “Aí paramos na minha afta, né?” Enquadres interacionais e gerenciamento de tópicos na conversa cotidiana/institucional, Talita de Oliveira
• “Me tire de todos os laços que eu não agüento mais” – memória e a construção do sofrimento em uma narrativa de conversão religiosa, William Soares dos Santos & Liliana Cabral Bastos
• BOOK REVIEW: Resenha de “A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal”, de Cancionila Janzkovski Cardoso, Cristina Rörig & Joseline Tatiana Both
• BOOK REVIEW: Resenha de “Dicionário de Linguística da Enunciação”, de Valdir do Nascimento Flores et alii, Paula Ávila Nunes
• BOOK REVIEW: Resenha de “Gênese dos discursos”, de Dominique Maingueneau, M. Cecília Souza e Silva & Décio Rocha
• BOOKS RECEIVED:
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino. São Paulo: Parábola, 2009.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Crenças e ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2006.
BORBA, Valquíria C. M.; GUARESI, Ronei (orgs.) Leitura: processos, estratégias e relações. Maceió: Edufal, 2007.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.
MAQUEA, Vera et al. Sociedade e discurso. Campinas: Pontes, 2001.
MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Oralidade, escrita e papéis sociais na infância. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.
ROJO, Roxane. A prática de linguagem em sala de aula – praticando os PCNS. São Paulo: Mercado de Letras, 2001.
All the articles published here are of the entire responsibility of the authors. The content of the articles published here represents the authors' opinion and points of view.
All articles are in .pdf format
|