Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Current issue | Special issues | Previous issues | Next issue
Instructions to authors | About ReVEL | Editorial board
ReVEL in numbers | Most popular articles | Indexing services | Talk to us
Home
Previous issues
Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 17 – number 33 - September de 2019 - ISSN 1678-8931
TOPIC: Literacy

• ARTICLES
:: Editorial ::, Cassiano Ricardo Haag
:: ReVEL na Escola: Alfabetização: mais que uma atribuição escolar, um compromisso político ::, Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti
:: Tradução: As bases neurais da aprendizagem da leitura ::, Régine Kolinsky, José Morais, Laurent Cohen & Stanislas Dehaene
A alfabetização no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): ética no-do ensino de língua portuguesa, Andreza Roberta Rocha
A BNCC e o ensino de leitura e escrita no primeiro ano do Ensino Fundamental: o trabalho do professor, Simone Weide Luiz, Maria Izabel de Bortoli Hentz, Cátia de Azevedo Fronza & Alice Virgínia de Oliveira Pacheco
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial na frase, Ana Paula Rigatti Scherer, Clarice Lehnen Wolff & Julia Silva de Souza Norte
A influência da melodia da fala no processo de alfabetização: um estudo experimental, Mariana Fernandes Fonseca
Alfabetização e o sistema de escrita na República Popular da China, Ana Cristina Balestro
Conhecimento fonológico na aquisição da escrita: um estudo sobre os erros (orto)gráficos em textos de crianças do Ciclo de Alfabetização, Lissa Pachalski & Ana Ruth Moresco Miranda
Desafios da prática docente no ensino da leitura em classes de alfabetização de jovens e adultos, Yeda Silva Moraes & Solange Alves de Oliveira-Mendes
E quando a alfabetização ocorre simultaneamente em duas línguas? Reflexões sobre o biletramento a partir da análise de textos de crianças bilíngues, Ingrid Finger, Luciana de Souza Brentano & Daniela Ruschel
Efeitos de uma intervenção voltada para a memória de trabalho de crianças em processo de alfabetização, Lidiomar José Mascarello & Mailce Borges Mota
Escolha e uso do livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: o que revelam os (as) professores (as)?, Solange Alves de Oliveira-Mendes, Suelen Fernandes Silva & Camila Henrique Santos
Heterogeneidade em lectoescrita e prática pedagógica no 3º ano do Ensino Fundamental I, Laila Verena Rocha de Jesus & Valquíria Claudete Machado Borba
O que revelam professoras alfabetizadoras acerca da escolha e uso do livro didático de Língua Portuguesa?, Vânia Márcia Silvério Perfeito & Solange Alves de Oliveira Mendes
Segmentações não convencionais da escrita inicial: convergências do processo em diferentes línguas, Ana Paula Nobre da Cunha & Ana Ruth Moresco Miranda
Um olhar psicolinguístico sobre a alfabetização precoce: evidências experimentais, Kelly Cristine Oliveira da Cunha & Eduardo Kenedy


• BOOK REVIEW: Resenha de “A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita”, Cancionila Janzkovski Cardoso


• INTERVIEW: Literacy: an interview with Régine Kolinsky [em português]




All the articles published here are of the entire responsibility of the authors. The content of the articles published here represents the authors' opinion and points of view.

All articles are in .pdf format
Current issue | Special issues | Previous issues | Next issue | Instructions to authors | About ReVEL | Editorial board
ReVEL in numbers | Most popular articles | Indexing services | Talk to us
Powered by Plan Digital Marketing