Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Current issue | Special issues | Previous issues | Next issue
Instructions to authors | About ReVEL | Editorial board
ReVEL in numbers | Most popular articles | Indexing services | Talk to us
Home
Special issues
Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 23 – number 22 - November de 2025 - ISSN 1678-8931
TOPIC: Pedagogical, political, and social impacts of highly relevant exams: the Celpe-Bras exam under discussion

• ARTICLES
01. Apresentação: Efeitos retroativos do Celpe-Bras no ensino, na preparação de examinandos e avaliadores e na pesquisa em PLA, Margarete Schlatter, Juliana Roquele Schoffen & Elisa Marchioro Stumpf
02. “É difícil, mas é bom!” Performances narrativas de estudantes congoleses sobre o exame Celpe-Bras, (i)mobilidade e (des)pertencimento, Ana Cecília Cossi Bizon
03. O multilinguismo justificaria o uso do exame Celpe-Bras para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa?, Natália Moreira Tosatti & Leandro Rodrigues Alves Diniz
04. Representações, processos e estratégias nas tarefas integradas 1 e 2 do exame Celpe-Bras, Monica Panigassi Vicentini
05. A aprendizagem da noção de “uso da linguagem” para preparar-se para o exame Celpe-Bras: um estudo de caso com estudantes chinesas, Li Ye
06. Efeito retroativo do Exame Celpe-Bras nas práticas pedagógicas da disciplina Leitura Extensiva em português em uma universidade chinesa, Zhang Fangfang
07. Curso preparatório para o Celpe-Bras com base na abordagem de Português como Língua Adicional para Fins Específicos, Ellen Nagasawa
08. O Programa PEC-PLE e as práticas pedagógicas mediadas por novas tecnologias na preparação para o Exame Celpe-Bras, Cirlene de Sousa Sanson & Leticia Grubert dos Santos
09. A formação de avaliadores da parte oral do Celpe-Bras, Matilde Virginia Ricardi Scaramucci & Margarete Schlatter
10. Ponto de corte entre a certificação e a não certificação na parte escrita do exame Celpe-Bras, Gabrielle Rodrigues Sirianni
11. Corpus Celpe-Bras (CorCel): contribuições para pesquisa, avaliação e ensino de Português como Língua Adicional, Juliana Roquele Schoffen & Elisa Marchioro Stumpf








All the articles published here are of the entire responsibility of the authors. The content of the articles published here represents the authors' opinion and points of view.

All articles are in .pdf format
Current issue | Special issues | Previous issues | Next issue | Instructions to authors | About ReVEL | Editorial board
ReVEL in numbers | Most popular articles | Indexing services | Talk to us
Powered by Plan Digital Marketing