• ARTÍCULOS
• A ação dos modalizadores em textos prescritivos, de Priscila Lopes Viana
• A construção do significado inferencial sob o prisma da interface Semântica/Pragmática, de Aline Aver Vanin
• A interação entre crenças e motivação no processo ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, de Marcela Ortiz Pagoto de Souza
• A questão da significação na língua para Benveniste e para Bakhtin: é possível uma aproximação?, de Vera Lúcia Pires & Ana Beatriz Ferreira Dias
• A repetição e a construção de sentidos em textos de alunos do Ensino Fundamental, de Gilton Sampaio de Souza, José Cezinaldo Rocha Bessa & Crígina Cibelle Pereira
• Análise da Conversa: uma breve introdução, de Caroline Rodrigues da Silva, Daniela Negraes P. Andrade & Ana Cristina Ostermann
• As condições de produção dos gêneros textuais em livros didáticos do Ensino Médio, de Fernanda Pizarro de Magalhães
• Atividades de escrita em língua inglesa em contextos de ensino diferenciados, de Pricila Gaffuri & Renilson José Menegassi
• Construção enunciativa de referentes, de Cassiano Ricardo Haag & Marlene Teixeira
• Crisis del campo y teorías de la argumentación: cuando la lógica no responde, de Leticia Rolando & Bertha Zamudio
• Democracia: sentidos possíveis em distintas concepções teóricas, de Cândida de Oliveira & Ercília Ana Cazarin
• Estratégias gramaticalizadas de interação na fala e na escrita: marcadores discursivos revisitados, de Raquel Meister Ko. Freitag
• Grammatical perspectives on code-switching, de Samira Abdel Jalil
• Interacionismo instrumental: o gênero como ferramenta mediadora do ensino da língua, de Eliana Merlin Deganutti de Barros
• Interação e linguagem: notas sobre a fala de idosos em situações comunicativas, de Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Kátia Fernandes Bernardo & Tauana Nunes Paixão
• Investigando a linguagem e a interação na ferramenta portfólio em um curso a distância, de Doris de Almeida Soares
• O discurso oral infantil e o papel da interação: considerações sobre atenção conjunta, natureza perspectiva do símbolo linguístico e imitação com inversão de papeis, de Neilson Alves de Medeiros
• O gênero textual artigo de opinião: um meio de interação, de Odete Maria Benetti Boff, Vanilda Salton Köche & Adiane Fogali Marinello
• Quando entretenimento e política se encaixam: enquadres e estruturas de participação no talk show, de Liana de Andrade Biar & Liliana Cabral Bastos
• Teoria versus prática: polêmica na interação professor-aluno durante a execução de uma tarefa, de Anselmo Pereira de Lima
• Um caso de polícia: a representação dos discursos no noticiário policial de dois jornais impressos brasileiros, à luz da Linguística de Corpus e da Análise Crítica do Discurso, de Izabella dos Santos Martins
• Um olhar sobre o tu na interação pela linguagem, de Elenice Maria Larroza Andersen
• “Aí paramos na minha afta, né?” Enquadres interacionais e gerenciamento de tópicos na conversa cotidiana/institucional, de Talita de Oliveira
• “Me tire de todos os laços que eu não agüento mais” – memória e a construção do sofrimento em uma narrativa de conversão religiosa, de William Soares dos Santos & Liliana Cabral Bastos
• RESEÑA: Resenha de “A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal”, de Cancionila Janzkovski Cardoso, de Cristina Rörig & Joseline Tatiana Both
• RESEÑA: Resenha de “Dicionário de Linguística da Enunciação”, de Valdir do Nascimento Flores et alii, de Paula Ávila Nunes
• RESEÑA: Resenha de “Gênese dos discursos”, de Dominique Maingueneau, de M. Cecília Souza e Silva & Décio Rocha
• LIBROS RECIBIDOS:
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino. São Paulo: Parábola, 2009.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Crenças e ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2006.
BORBA, Valquíria C. M.; GUARESI, Ronei (orgs.) Leitura: processos, estratégias e relações. Maceió: Edufal, 2007.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.
MAQUEA, Vera et al. Sociedade e discurso. Campinas: Pontes, 2001.
MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Oralidade, escrita e papéis sociais na infância. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.
ROJO, Roxane. A prática de linguagem em sala de aula – praticando os PCNS. São Paulo: Mercado de Letras, 2001.
Todos los textos aquí publicados son de responsabilidad de sus respectivos autores. El contenido de los artículos publicados en ReVEL representa la opinión y punto de vista de sus respectivos autores.
Todos los artículos están en formato .pdf
|