Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Edición actual | Ediciones especiales | Ediciones anteriores | Próxima edición
Normas para publicación | Sobre el periódico | Consejo editorial
ReVEL en números | Artículos más populares | Directorios y índices | Contáctenos
Home
Edición actual
Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 17 – número 33 - Septiembre de 2019 - ISSN 1678-8931
TEMA: Alfabetización

• ARTÍCULOS
:: Editorial ::, de Cassiano Ricardo Haag
:: ReVEL na Escola: Alfabetização: mais que uma atribuição escolar, um compromisso político ::, de Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti
:: Tradução: As bases neurais da aprendizagem da leitura ::, de Régine Kolinsky, José Morais, Laurent Cohen & Stanislas Dehaene
A alfabetização no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): ética no-do ensino de língua portuguesa, de Andreza Roberta Rocha
A BNCC e o ensino de leitura e escrita no primeiro ano do Ensino Fundamental: o trabalho do professor, de Simone Weide Luiz, Maria Izabel de Bortoli Hentz, Cátia de Azevedo Fronza & Alice Virgínia de Oliveira Pacheco
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial na frase, de Ana Paula Rigatti Scherer, Clarice Lehnen Wolff & Julia Silva de Souza Norte
A influência da melodia da fala no processo de alfabetização: um estudo experimental, de Mariana Fernandes Fonseca
Alfabetização e o sistema de escrita na República Popular da China, de Ana Cristina Balestro
Conhecimento fonológico na aquisição da escrita: um estudo sobre os erros (orto)gráficos em textos de crianças do Ciclo de Alfabetização, de Lissa Pachalski & Ana Ruth Moresco Miranda
Desafios da prática docente no ensino da leitura em classes de alfabetização de jovens e adultos, de Yeda Silva Moraes & Solange Alves de Oliveira-Mendes
E quando a alfabetização ocorre simultaneamente em duas línguas? Reflexões sobre o biletramento a partir da análise de textos de crianças bilíngues, de Ingrid Finger, Luciana de Souza Brentano & Daniela Ruschel
Efeitos de uma intervenção voltada para a memória de trabalho de crianças em processo de alfabetização, de Lidiomar José Mascarello & Mailce Borges Mota
Escolha e uso do livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: o que revelam os (as) professores (as)?, de Solange Alves de Oliveira-Mendes, Suelen Fernandes Silva & Camila Henrique Santos
Heterogeneidade em lectoescrita e prática pedagógica no 3º ano do Ensino Fundamental I, de Laila Verena Rocha de Jesus & Valquíria Claudete Machado Borba
O que revelam professoras alfabetizadoras acerca da escolha e uso do livro didático de Língua Portuguesa?, de Vânia Márcia Silvério Perfeito & Solange Alves de Oliveira Mendes
Segmentações não convencionais da escrita inicial: convergências do processo em diferentes línguas, de Ana Paula Nobre da Cunha & Ana Ruth Moresco Miranda
Um olhar psicolinguístico sobre a alfabetização precoce: evidências experimentais, de Kelly Cristine Oliveira da Cunha & Eduardo Kenedy


• RESEÑA: Resenha de “A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita”, de Cancionila Janzkovski Cardoso


• ENTREVISTA: Literacy: an interview with Régine Kolinsky [em português] [in English]




Todos los textos aquí publicados son de responsabilidad de sus respectivos autores. El contenido de los artículos publicados en ReVEL representa la opinión y punto de vista de sus respectivos autores.

Todos los artículos están en formato .pdf
Edición actual | Ediciones especiales | Ediciones anteriores | Próxima edición | Normas para publicación | Sobre el periódico | Consejo editorial
ReVEL en números | Artículos más populares | Directorios y índices | Contáctenos
Powered by Plan Digital Marketing