Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Edición actual | Ediciones especiales | Ediciones anteriores | Próxima edición
Normas para publicación | Sobre el periódico | Consejo editorial
ReVEL en números | Artículos más populares | Directorios y índices | Contáctenos
Home
Ediciones especiales
Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 18 – número 17 - Diciembre de 2020 - ISSN 1678-8931
TEMA: Enseñanza de lenguas y formación del profesorado: investigación a la luz del interaccionismo sociodiscursivo - Edición organizada por Anderson Carnin y Carla Silva-Hardmeyer

• ARTÍCULOS
:: Apresentação: Ensino de línguas e formação de professores(as): pesquisas à luz do interacionismo sociodiscursivo ::, de Anderson Carnin e Carla Silva-Hardmeyer
Aconselhar e orientar: transformar a experiência vivida em recurso para a formação de professores, de Simone Maria Dantas-Longhi e Flavia Fazion
As significações de trabalho de formadores de professores, de Andreia Rezende Garcia-Reis e Andressa Barcellos Correia da Silva
Autoconfrontação: interação pesquisador-professor revelando sentido para o discurso do professor, de Ermelinda Maria Barricelli e Daniela Dias dos Anjos
Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para compreender o agir do estagiário, de Larissa Ferreira Rodrigues, Eulália Leurquin e Ecaterina Bulea Bronckart
Escrever para aprender a expor no Ensino Básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita, de Mariana Oliveira Pinto
Estudar os processos de desenvolvimento: contribuições para a formação de professores, de Eliane Gouvêa Lousada
Ferramentas didáticas como possíveis instrumentos para (re)configurações de práticas formativas no ensino de línguas, de Maria Izabel Rodrigues Tognato e Jacqueline Costa Sanches Vignoli
Formação contínua de professores para o ensino da produção escrita: descrição de um dispositivo formativo em alternância entre a epistemologia e a análise de práticas, de Luciana Graça
Gestos profissionais e didáticos no ensino de línguas: o estado da arte em foco, de Edan Luis Almeida, Lidia Stutz, Maria Izabel Rodrigues Tognato e Cristiane Malinoski Angelo Pianaro
Gêneros de texto da prática profissional docente: primeiras reflexões sobre as demandas do trabalho, de Tânia Guedes Magalhães, Giovana Rabite Callian e Patrícia de Souza Lima Cabette
Le roman historique : tradition discursive et didactique, de Diane Boër e Joaquim Dolz
O agir discente reconfigurado em um texto de instrução ao sósia, de Siderlene Muniz-Oliveira e Carla Silva-Hardmeyer
O discurso de uma professora sobre a atividade prescritiva: significações sobre o trabalho de ensino e de aprendizagem do português/domínio da leitura, de Sandra Patricia Ataíde Ferreira e Audria Albuquerque Leal
O modelo didático do gênero debate eleitoral, de Ana Elisa Jacob e Luzia Bueno
O papel do coletivo na formação continuada de professores: as comunidades de desenvolvimento profissional, de Ana Maria de Mattos Guimarães e Joseane Matias
Perspectivas para uma pesquisa participativa em didática do francês como língua de escolarização: uma pesquisa de engenharia didática em colaboração, de Glaís Sales Cordeiro e Sandrine Aeby Daghé
Pesquisa, escrita e práticas disciplinares acadêmicas em Arquitetura/Urbanismo e Artes, de Anielle Andrade de Sousa e Regina Celi Mendes Pereira
Relevamiento de géneros académicos en las prácticas de escritura de los estudiantes de Psicología, de María Rita Ragau e Dora Riestra
Sequências de Formação: instrumento de mediação no sistema de atividade da formação docente, de Vera Lúcia Lopes Cristovão, Marileuza Ascencio Miquelante e Paula Kracker Francescon
Ser professor no Brasil nos tempos da Covid-19: o que mudou?, de Ada Magaly Matias Brasileiro, Adilson Ribeiro de Oliveira e Juliana Alves Assis
Sobre caminhos compartilhados e o encontro com o Interacionismo Sociodiscursivo: um agradecimento em forma de posfácio, de Anderson Carnin
Uma proposta de português para fins específicos na perspectiva interacionista sociodiscursiva, de Florencia Miranda e Joana Arman


• RESEÑA: Resenha do Livro “Atividade de Linguagem, Textos e Discursos - Por um Interacionismo Sociodiscursivo”, de Rosana Cristina Mattiassi






Todos los textos aquí publicados son de responsabilidad de sus respectivos autores. El contenido de los artículos publicados en ReVEL representa la opinión y punto de vista de sus respectivos autores.

Todos los artículos están en formato .pdf
Edición actual | Ediciones especiales | Ediciones anteriores | Próxima edición | Normas para publicación | Sobre el periódico | Consejo editorial
ReVEL en números | Artículos más populares | Directorios y índices | Contáctenos
Powered by Plan Digital Marketing