Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Edição atual | Edições especiais | Edições anteriores | Próxima edição
Normas para publicação | Sobre a ReVEL | Conselho editorial
ReVEL em números | Artigos mais populares | Indexação | Fale conosco
Home
Edições anteriores
Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 7 – número 13 - agosto de 2009 - ISSN 1678-8931
TEMA: Interação e Linguagem

• ARTIGOS
A ação dos modalizadores em textos prescritivos, de Priscila Lopes Viana
A construção do significado inferencial sob o prisma da interface Semântica/Pragmática, de Aline Aver Vanin
A interação entre crenças e motivação no processo ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, de Marcela Ortiz Pagoto de Souza
A questão da significação na língua para Benveniste e para Bakhtin: é possível uma aproximação?, de Vera Lúcia Pires & Ana Beatriz Ferreira Dias
A repetição e a construção de sentidos em textos de alunos do Ensino Fundamental, de Gilton Sampaio de Souza, José Cezinaldo Rocha Bessa & Crígina Cibelle Pereira
Análise da Conversa: uma breve introdução, de Caroline Rodrigues da Silva, Daniela Negraes P. Andrade & Ana Cristina Ostermann
As condições de produção dos gêneros textuais em livros didáticos do Ensino Médio, de Fernanda Pizarro de Magalhães
Atividades de escrita em língua inglesa em contextos de ensino diferenciados, de Pricila Gaffuri & Renilson José Menegassi
Construção enunciativa de referentes, de Cassiano Ricardo Haag & Marlene Teixeira
Crisis del campo y teorías de la argumentación: cuando la lógica no responde, de Leticia Rolando & Bertha Zamudio
Democracia: sentidos possíveis em distintas concepções teóricas, de Cândida de Oliveira & Ercília Ana Cazarin
Estratégias gramaticalizadas de interação na fala e na escrita: marcadores discursivos revisitados, de Raquel Meister Ko. Freitag
Grammatical perspectives on code-switching, de Samira Abdel Jalil
Interacionismo instrumental: o gênero como ferramenta mediadora do ensino da língua, de Eliana Merlin Deganutti de Barros
Interação e linguagem: notas sobre a fala de idosos em situações comunicativas, de Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Kátia Fernandes Bernardo & Tauana Nunes Paixão
Investigando a linguagem e a interação na ferramenta portfólio em um curso a distância, de Doris de Almeida Soares
O discurso oral infantil e o papel da interação: considerações sobre atenção conjunta, natureza perspectiva do símbolo linguístico e imitação com inversão de papeis, de Neilson Alves de Medeiros
O gênero textual artigo de opinião: um meio de interação, de Odete Maria Benetti Boff, Vanilda Salton Köche & Adiane Fogali Marinello
Quando entretenimento e política se encaixam: enquadres e estruturas de participação no talk show, de Liana de Andrade Biar & Liliana Cabral Bastos
Teoria versus prática: polêmica na interação professor-aluno durante a execução de uma tarefa, de Anselmo Pereira de Lima
Um caso de polícia: a representação dos discursos no noticiário policial de dois jornais impressos brasileiros, à luz da Linguística de Corpus e da Análise Crítica do Discurso, de Izabella dos Santos Martins
Um olhar sobre o tu na interação pela linguagem, de Elenice Maria Larroza Andersen
“Aí paramos na minha afta, né?” Enquadres interacionais e gerenciamento de tópicos na conversa cotidiana/institucional, de Talita de Oliveira
“Me tire de todos os laços que eu não agüento mais” – memória e a construção do sofrimento em uma narrativa de conversão religiosa, de William Soares dos Santos & Liliana Cabral Bastos


• RESENHA: Resenha de “A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal”, de Cancionila Janzkovski Cardoso, de Cristina Rörig & Joseline Tatiana Both
• RESENHA: Resenha de “Dicionário de Linguística da Enunciação”, de Valdir do Nascimento Flores et alii, de Paula Ávila Nunes
• RESENHA: Resenha de “Gênese dos discursos”, de Dominique Maingueneau, de M. Cecília Souza e Silva & Décio Rocha



LIVROS QUE RECEBEMOS:

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino. São Paulo: Parábola, 2009.

BARCELOS, Ana Maria Ferreira; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Crenças e ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2006.

BORBA, Valquíria C. M.; GUARESI, Ronei (orgs.) Leitura: processos, estratégias e relações. Maceió: Edufal, 2007.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008. MAQUEA, Vera et al. Sociedade e discurso. Campinas: Pontes, 2001.

MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Oralidade, escrita e papéis sociais na infância. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.

ROJO, Roxane. A prática de linguagem em sala de aula – praticando os PCNS. São Paulo: Mercado de Letras, 2001.





O conteúdo dos artigos aqui publicados manifesta os pontos de vista de seus respectivos autores. Toda e qualquer informação vinculada nos artigos aqui publicados é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

Todos os artigos estão em formato .pdf
Edição atual | Edições especiais | Edições anteriores | Próxima edição | Normas para publicação | Sobre a ReVEL | Conselho editorial
ReVEL em números | Artigos mais populares | Indexação | Fale conosco
Desenvolvido pela Plan Marketing Digital